domingo, 19 de setembro de 2010

Bienal de Arquitetura em Veneza 2010

Hoje passamos praticamente o dia todo visitando a Bienal de Arquitetura aqui em Veneza.

Aproveitamos para conhecer uma parte da ilha que não havíamos conhecido ainda. O espaço da bienal fica em Giardini (jardins públicos), um parque muito grande e todo arborizado foi inaugurado como área para exposições em 1895. Para criar esse espaço verde em Veneza, o arquiteto Giannantonio Selva demoliu quatro igrejas e conventos e um albergue de marinheiros. Cada país tem seu pavilhão projetado no Giardini della Biennale por um arquiteto famoso, como Alvar Aalto, Carlo Scarpa e James Stirling.

O pavilhão brasileiro foi projetado em 1963 e inaugurado em 1966, durante a 30ª Bienal de Veneza, o pavilhão brasileiro foi um dos últimos a ser construído nos Giardini. Projetado pelos arquitetos Henrique Mindlin e Giancarlo Palanti.
Com o título: "50 anos depois de Brasília" o Brasil se apresentou na bienal esse ano mostrando o projeto de Brasília de Niemeyer, maior cidade projetada e construída da humanidade e homenageando O arquiteto que tem hoje 102 anos e ainda produz projetos que são premiados e reconhecidos mundialmente.

Além de Oscar Niemeyer, outros arquitetos e escritórios de arquitetura brasileiros participam da exposição:
Mediateca da PUC Rio e Casa em Ubatuba/SP - SPBR Angelo Bucci
Teatro de Natal/RN e Centro Municipal para Arte e Educação/SP - Biselli & Katchborian
Museu Exploratório de Ciência da Unicamp/SP e Casa Global - Corsi Hirano Arquitetos
Memorial da Imigração Japonesa/MG - Gustavo Penna e Mariza Machado
Cantinho do Céu - Entre a Casa e a Água/SP e Favela Paraisópolis Grotinho/SP -Boldarini Arquitetura e Urbanismo

Os países que não estão expostos em Giardini, montaram sua exposição em Arsenale di Veneza, onde algumas das docas e oficinas do antigo estaleiro de Veneza, foram adaptadas para exposições e eventos.

O tema geral da bienal esse ano é uma reflexão sobre a arquitetura e os países ao invés de expor obras, arquitetos e projetos famosos expuseram conceitos e novos valores sobre a atuação da arquitetura na vida do homem e da cidade. O tema ecologia foi o mais explorado. Vários países optaram por exposições ousadas e algumas até cansativas para falar desse tema.

Gostei muito dos pavilhões de Hong Kong, Paises Nórdicos (Finlandia, Noruega e Suécia), Austria e Holanda. Esses mostraram projetos construídos e sugestões ecologicamente inteligentes e totalmente viáveis para circulação, habitação e materiais.

Adorei conhecer a região de Giardini e descobrimos lugares deliciosos para comer e relaxar. Uma ótima dica é o Trattoria Giorgione e a Sorveteria San Giorgi ambas na Via Garibaldi.

Nenhum comentário: