terça-feira, 14 de setembro de 2010

Míkonos - Grécia

Saímos do navio por volta das 17:00h em barcos locais para conhecer Míkonos.

Uma guia local, divertidíssima e apaixonada pela ilha, nos recebeu calorosamente e nos acompanhou contando fatos e curiosidades locais. Gabriela nos contou que é de Barcelona e decidiu morar em Míkonos há quase 10 anos, depois de ter passado aqui um mês de férias. Hoje ela é uma das guias locais mais conhecidas e procuradas, por ser engraçada e deixar sempre boas recordações com o grupo. Acabamos rindo muito com ela, que contava os participantes do grupo toda hora e nunca encontrava o número certo de pessoas. Nós éramos 32 no grupo, o número do nosso ônibus era 25 e Gabriela insistia em buscar 36 pessoas no total. Não preciso nem explicar o resto, não é? Gabriela, sempre na dúvida, temia ter perdido 4 participantes por mais que explicássemos, rindo muito, que éramos apenas 32. Ora Gabriela procurava 32, ora 25!! Por se confundir com o número do ônibus!! ...Ela acabou sem saber se o grupo estava ou não completo no final do dia. Sensacional !!!

Fora a brincadeira que continuou por todo o passeio, Gabriela nos contou que Míkonos é a mais procurada de todas as ilhas da Grécia.

De temperatura seca e árida, Míkonos que hoje vive do turismo, funciona de março a novembro e nos outros meses as lojas e hotéis fecham e o movimento da ilha para.

As praias são lindíssimas de águas transparentes e areias claras. As praias do norte são mais procuradas por surfistas e esportes com velas por causa do vento que é constante e forte nessa direção. As praias do sul são procuradas por famílias, crianças e atividades contemplativas por serem mais calmas e com maior extensão de areia, ainda ao sul ficam as praias mais afastadas e selvagens para gays e naturistas que preferem um lugar exclusivo.

Hoje Míkonos tem dois portos, o novo e o velho, que recebem embarcações durante todo o ano e lotam durante a alta estação. Esses dois portos que ficam em pontos distantes da ilha, estão sendo ligados por uma nova estrada e pontes sobre o mar e ao lado da estrada atual, que não suporta mais a quantidade de carros e o grande movimento que a alta estação gera para a ilha. A obra, que é gigantesca, criará novos espaços para atividades ligadas ao turismo e deixará o lugar ainda mais bonito.

Antes de atrair turistas de todos os lugares do mundo, Míkonos era apenas visitada por intelectuais e milionários como Onásis. Hoje continua sendo o refúgio de artistas conhecidos como Madona e Tom Cruise, que podem ser vistos sempre por aqui...mas não encontrei com eles .... acho que vim do dia errado :o(

As casas são absolutamente brancas e as janelas que antes eram pintadas de azul para os pescadores e vermelha para os agricultores, hoje são pintadas de todas as cores.

As casas são todas iguais, em formato de cubo, com no máximo dois pisos (sendo que alguns constroem o terceiro piso para baixo da terra para fugirem das regras e dos impostos). Nenhuma casa tem telhado ou beiral. A cobertura das casas é construída como piscina, para colher água da chuva nos meses de novembro a abril. Essa água é armazenada em cisternas e serve para todo tipo de uso, exceto para beber. A água potável, assim como em Santoríni, também é trazida de outras ilhas (e acaba sendo mais cara que o vinho!! ( ahhh... tá aí a explicação para beberem tanto vinho!!).

As igrejas também podem ser vista em todos os lugares, são todas particulares, construídas por famílias locais e somente utilizadas por elas em ocasiões especiais (casamentos, batizados, velórios...). A população também é católica ortodoxa como em Santoríni e as missas nas duas igrejas públicas são sempre cheias de moradores e senhoras viúvas que se vestem de preto para sempre depois que perdem seus maridos.

Míkonos também é muito freqüentada por grupos gays e naturistas. São inúmeros os hotéis, bares, restaurantes, boates e atividades programadas para esse nicho de turistas. Todos são muito bem vindos.

A noite de Míkonos é a mais agitada e procurada da Grécia. Não há hora para terminar e mesmo com o sol nascendo ainda há o que fazer por aqui !!

Depois de passearmos com Gabriela, fomos jantar num charmoso restaurante que nos serviu vinho local, frutos do mar, salada grega e um doce que não consigo lembrar o nome, mas não esqueço mais o sabor !! No final do jantar, ninguém quebrou prato apesar de não proibirem que fossem quebrados, contanto que pagassem pelo valor de cada um deles... hehehe...saí de lá sem ver ninguém quebrar nada!

A vila a noite fica totalmente iluminada. Por não haver chuva durante uma grande parte do ano, os restaurantes são enormes terraços descobertos cheios de luz, flores e todos decorados belíssimamente com pitadas de cores, lindos tecidos e velas nos ambientes predominantemente brancos.

Ver a ilha do navio é de encher os olhos e enquanto estou escrevendo meu diário de viagem, é essa a visão que tenho agora...isso vai ficar na memória...lindo demais!

Zarparemos antes da meia noite e iremos em direção à Pireo e Corfú.

Até lá!!

Nenhum comentário: